sexta-feira, 10 de maio de 2013

Nokia 501 com OS Asha. O fim dos s40?



A Nokia acaba de anunciar o Asha 501. Trata-se de um aparelho bastante básico, de US$ 99, cujo foco devem ser locais com baixa renda per capita.
O smartphone será vendido em mais de 90 países, incluindo o Brasil. Uma parceria com o Facebook também deve proporcionar acesso gratuito à rede social — o que deve se manter restrito à Índia e a países da África, a princípio.

Com design obviamente inspirado na linha Lumia, o Asha 501 conecta-se à internet por redes 2G e tem tela de 3 polegadas capacitiva (sensível ao toque). A resolução é de 240x320 pixels e há ainda uma bateria que deve durar 48 dias em modo de espera ou 17 horas em conversação. Por fim, há uma câmera de 3,2 megapixels e cartão de memória MicroSD de 4 GB (expansível até 32 GB).


Juntamente com o novo aparelho, a Nokia também inaugura uma nova linha de smartphones baseados no sistema operacional Asha. Entre as novidades da interface, encontram-se o Fastlane — tela que reúne atalhos para diversos aplicativos e funções — e o Swipe — que permite executar funções por meio de gestos.

Ao que tudo indica, o novo SO foi a solução adotada pela gigante finlandesa para lidar com a relativa dificuldade de produzir aparelhos barato movidos a Windows Phone — um verdadeiro contrassenso  para quem ainda se lembra do abandono do velho Symbian. Trata-se, entretanto, do que tem sido considerado uma “solução paliativa” — válida até o momento em que o WP finalmente possa integrar aparelhos de baixo custo.

A nova linha deve chegar às prateleiras com o 501 durante o mês de junho, embora, no Brasil, a estreia deva ocorrer apenas em julho ou agosto. Ainda não há previsão de preços por aqui.

Especificações do aparelho:


Tela LCD capacitiva (sensível ao toque) de 3 polegadas, sem multitoque.
Resolução de 240x320.
Câmera com 3,2 megapixels com zoom de 3x e grava vídeos com resolução 320x240 a 15fps.
Cartão de memória MicroSD de 4 GB (expansível até 32 GB).
Suporte para dois cartões SIM (micro sim).
Memória RAM de 64mb e HEAP de 4mb (ainda...).
Bateria com autonomia de 48 dias (em modo de espera) ou 17 horas (em conversação).
Sensor de proximidade.
Acelerômetro.
Wifi e 2g (3g ficou de fora).
Bluetooth 3.0 e USB 2.0.
A bateria é a BL-4U 3.7V de 1200 mAh.
O processador não foi revelado pela Nokia, mas é certeza que não será de 1ghz, mas inferior. Porém, isso é apenas minha opinião.


Não é dos melhores Asha (o 303 e 311 ainda são mais robustos), mas por se tratar do primeiro Asha com o sistema, pode-se esperar novos aparelhos que talvez possuam especificações um pouco melhores.
Com relação ao fim dos s40, espera-se mesmo que isso aconteça, mas não agora. O s40 está em uma grande quantidade de aparelhos espalhados pelo mundo, o que pode tornar seu fim um pouco mais demorado. A produção continuará normalmente até que mais aparelhos com o OS Asha sejam lançados. Até lá, o s40 ainda será o foco da Nokia para aparelhos de baixo custo.

Fonte
Editado por MX2.


5 comentários:

  1. eu com medo se compra meu nokia asha 303 e a nokia abondonalo e parti para o nokia asha os

    ResponderExcluir
  2. E é a Nokia pegando de volta seu lugar de prestígio (que na minha opnião nunca deveria ter sido tomado pelo AndroBUG).

    ResponderExcluir
  3. A memória Heap é de 8 mb e não 4. eu descobri isto quando eu testei pelo jbenchmark no nokia asha 311 e no 501. o 311 (s40) apresentou 4 mb de HEAP e no 501 (Asha 1.1) apresentou 8 mb de HEAP!!! atualizem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, obrigado por sua informação. Mas infelizmente não posso passar informações que não sejam oficiais. Essas informações divulgadas estão no site Nokia Developers. Mas novamente agradeço pela sua contribuição. =)

      Excluir

Baixou ? Por favor, Comente...

- Ao postar um comentário como "Anônimo", identifique-se! Comentários sem identificação, podem não ser publicados (em alguns casos).

- Não utilize termos inapropriados.

- Não faça propaganda.