segunda-feira, 7 de abril de 2014

Asha 501: Análise


Olá pessoal do blog e do fórum Nokia!

Venho aqui trazer uma breve análise que prometi do aparelho Nokia Asha 501. Atualizado em 11.04.2014
Sei que este aparelho já está no mercado a algum tempo, mas esta análise vai ser mais uma conversa com vocês sobre o que um usuário realmente vê e acha do aparelho. As imagens são do site Fone Arena.

Este modelo foi cedido a mim, pelo fórum de suporte Nokia, e veio personalizado com meu Nick na parte traseira, algo que eu sinceramente não esperava! rs


Segue fotos de quando o aparelho chegou (tiradas por mim):

Caixa dos correios

Produto bem embalado

Segurança aqui é tudo! rs


Caixa em bom estado, mesmo depois da longa viagem.

Lacrada, embora não seja o lacre original tradicional.

Carta da Nokia Suporte

Traseira personalizada do aparelho

Frente do modelo, mostrando algumas coisinhas que vem dentro

Logo após ligar, já temos uma atualização disponível!
O Conteúdo da embalagem é bem limitado, como já era de se esperar:

1 Asha 501
1 Bateria
1 Carregador
1 Fone de ouvido (modelo convencional)
1 Cartão MicroSD 4gb
1 Manual de Instruções

Foto do fone de ouvido que vem com o modelo.

Ultimamente os aparelhos Nokia tem acompanhado o que parece ser uma tendência no mercado mobile, que é ceder apenas o básico de acessórios. Não espere receber aqueles kits gordos dos antigos aparelhos como N95, N73 ou N8, pois até os Lumias vem apenas com o mínimo aceitável e isto é bem chato.

O Exterior

Ao pegar no aparelho pela primeira vez, é notável a leveza que ele possui. Mesmo com a bateria ele não passa de 90.6g! Mais leve ainda que o Asha 303 que analisamos antes (99g).


O material usado, porém, não é inferior. ele não acompanha mais o metal na tampa traseira como o Asha 303, mas vem com um material resistente e leve, que lembra os dos Lumias 520 e 620. E a grande jogada neste novo design, é a possibilidade de você trocar a capa inteira do aparelho, e fazer ele realmente parecer outro! Devido a capa ser de uma única peça que envolve o aparelho até as laterais incluindo os botões, ao tirar, o aparelho fica "pelado" apenas com a tela. E ao colocar outra capa, que pode ser adquirida nas lojas oficiais da Nokia, ela assume totalmente a mudança.

É possível mudar a cor do aparelho completamente, apenas trocando a capa.

Esse design quadrado e levemente arredondado, confere uma beleza muito chamativa. O aparelho parece um mimo, e trás sensação de "fofura" para os mais delicados. Sem falar que o deixa bem parecido com a linha alta Lumia.


Na parte de cima nós temos, o conector do fone de ouvido 3,5mm. Uma entrada microUSB que também serve para recarregar o aparelho. E a entrada do carregador propriamente dito.


Na lateral direita, temos os botões de volume+ e volume-, e um botão que serve tanto para bloquear a tela (apenas um toque) como para ligar/desligar o aparelho (toque longo). Na lateral esquerda não temos nada.


Na frente, temos a tela de 3 polegadas com resolução de 240x320 pixels capacitiva. Não é uma tela boa, mas quebra o galho, já que estamos falando de um modelo básico. Temos o alto falante para chamadas, os sensores de proximidade, que desligam a tela quando se aproxima do rosto durante uma chamada.


Já na parte de baixo temos apenas um botão. Este botão tem a função de voltar e de fechar aplicativos.


Atrás podemos ver a câmera de 3.2mp básica. E a saída de som. Essa câmera grava vídeos de até 320x240 pixels a 15fps e tem zoom digital de 3x. Bem básica, apenas para registrar momentos simples.
Já a saída de som, até que tem uma qualidade boa. Não é alta de mais, mas faz um bom papel.

O aparelho

Agora vamos conhecer um pouco da parte interna deste aparelho, que é a nova aposta da Nokia para a linha de baixo custo.
Primeiro o hardware:

Processador: Não especificado. Não posso dizer se é de 1ghz ou não, para não dar uma informação errada.
Memória RAM: 64mb
Memória HEAP: 3mb
SO: Nokia Asha software platform 1.0 (atualizável para 1.1).
Dual Chip: Micro chip

Como podemos ver, o aparelho não é um monstrinho como seu irmão mais velho Asha 303 (mais poderoso da linha de baixo custo até então). Mas roda uma versão diferente de sistema, que não é mais o tradicional s40 e sim o Asha OS! Mas o que muda então?



Para ser sincero com vocês, nada muda aqui com relação a compatibilidade. O sistema continua sendo java e os apps que rodavam nos s40 vão rodar nos Asha OS. Com a diferença que houve uma evolução do sistema s40 no Asha OS. Como por exemplo, os gestos swipe (estilo N9 / meego), aplicativos novos, e a possibilidade de enviar aquivos .jar via Bluetooth normalmente! Lembram que isso era impossível nos s40? Agora podemos numa boa! =) Isso é ótimo para fazer beckups. 
Existe ainda uma "fast line", que nada mais é do que um histórico de tudo que você fez no seu aparelho recentemente. Lá aparecem as chamadas, aplicativos abertos, mensagens etc. Lógico, que você pode escolher o que aparece e o que não aparece por lá, visto que não seria legal alguém ler suas mensagens secretas né ? rs
Existem apenas 2 telas, a inicial que já é o menu (quem usou os asha full touch 305, 311 etc, sabe como é), e a fast line. Ainda tem uma barra de notificações que foi mantida dos Asha Full Touch.
Se por um acaso, você estiver dentro de algum app, e quiser sair, pode usar o botão físico, ou simplesmente arrastar o toque de qualquer uma das bordas laterias do aparelho, como um gesto swipe, que o app se encerrará. (vejam videos no N9 no youtube que vocês verão como é legal).

O sistema em si está melhorado, mas ainda assim, pode-se perceber muitos engasgos no manuseio. Principalmente quando acaba de ligar o aparelho, ou quando se fecha um aplicativo. Mas isso não é só. O touch também, muitas vezes parece não obedecer seu toque com precisão, transmitindo a sensação de que a tela na verdade é resistiva e não capacitiva (embora seja sim, capacitiva).
Creio eu que seja por questão do hardware ser bem limitado, e por se tratar do primeiro aparelho com o sistema. Assim, esperamos ver melhorias com futuras atualizações e demais aparelhos sendo lançados.
Houve também uma atualização que tornou possível algumas melhorias e o funcionamento do app Whatsapp, que antes não funcionava.

Tela e Teclado

A tela, com suas 3 polegadas e resolução de 240x320, não passa muita definição. Já que ela aumentou de tamanho devia aumentar também a resolução, pelo menos para os 240x400 dos antigos asha. Mas não será nada gritante aqui. Tudo pode ser feito normalmente. Ela possui tecnologia LCD. E traz uma função bem parecida com a Glance dos aparelhos Lumia, que é o relógio na tela com o aparelho em modo de espera.

Eu não recomento ativar essa função se você visa economia de bateria (mesmo que ela dure muito, pode durar ainda mais!). Visto que é uma tela LCD, para manter as horas a mostra, ela precisa ficar um feixe de luz acesso constantemente e isso gasta muita bateria. - veja na foto acima. Fora que a noite, dependendo de onde o celular esteja, ele pode incomodar pela claridade que causa.

Falando do teclado, posso dizer que não é lá essas coisas de confortável e dinâmico. Até porque, a tela do aparelho é bem pequena e não pode acomodar as letras bem a vontade. Mas dá pra quebrar um galho. Tem corretor ortográfico básico e caracteres para as mais variadas conversas.


Câmera

Este aparelho possui uma simples câmera de 3.2mp sem flash. O que é uma pena, mas que logo se justifica pelo fato de este modelo ser o mais simples desta linha, que ainda dispõe do Asha 503 (digamos ser o top desta linha), que vem com câmera de 5mp com flash e com Wifi + 3G! \o/ - Que sinceramente estou ansioso de mais para poder pegar em um Asha 503 um dia, quem sabe. - Mas falando da câmera do Asha 501, ela quebra um galho também, possui um acesso rápido mesmo com a tela bloqueada, basta deslizar o toque de baixa para cima para que ela abra e esteja pronta para fotografar. O modo video é bem mais básico ainda, embora o foco deste aparelho não seja realmente a câmera, e sim a praticidade. Você tem de tudo um pouco em um aparelho bonito, simples e barato.

Segue abaixo alguns exemplos que fiz com a câmera deste aparelho:

Foto no quarto à noite

Foto próxima (não fica tão focada, pois não possui auto-foco)

Exemplo de foto panorâmica

Foto com iluminação do dia e aproximação moderada.


Conexões e Bateria

O Asha 501 dispõe das seguintes conexões:

- Conector de Áudo 3.5mm (padrão)
- Micro USB
- USB 2.0
- Bluetooth 3.0
- WI-Fi b/g/n

A bateria é algo que realmente impressiona neste aparelho. Com meu uso moderado, o aparelho ficou 9 dias sem encostar na tomada! Isso com uso do wifi, alguns jogos, chamadas e whatsapp. Outro ponte forte é o tempo que se leva para carregar. Ele não demora muito para que uns 60 ou 70% da bateria já estejam carregados. Agora com uso intenso ele pode passar uns 3 dias tranquilo. Boa parte desta autonomia, deve estar ligada ao fato de este modelo só operar em redes 2g, diminuindo assim o consumo de dados e a precisão de buscar por mais redes (vide o 3g), diminuindo assim o gasto da carga.
A bateria dele é uma BL-4U de 1200 mAh! Pra se ter uma ideia, você pode passar o dia todo ouvindo música nele, as 24h completas (se aguentar, rs) que ele ainda vai ter bateria pra mais umas 10h!!! Ou seja, se seu gosto é por aparelhos que durem a bateria, essa pode ser uma ótima escolha.

Aplicativos e Jogos

Todos os aplicativos e jogos que sempre pegaram nos antigos s40, podem funcionar perfeitamente nestes novos Asha's. Basta escolher uma resolução compatível. Na loja mesmo, quando você compra o modelo, ele vem de brinde com vários jogos para você baixar gratuitamente! Então, com isso não precisa se preocupar. =)

Em termos de aplicativos nativos, ele vem com alguns bem interessantes como: Facebook, Twitter, Email, Notas, Gerenciador de Arquivos, Rádio FM, Gravador de voz, WeChat, Chat, Line, Youtube e Whatsapp (este funcionando apenas após a atualização do sistema). Como podemos ver, temos uma gama boa de apps para todos os gostos, dá para se entreter bastante. OBS: O aparelho não dispõe de um aplicativo de cronômetro! Esses dias procurei o app para usar e não achei...

Som

O som deste aparelho não é ruim. Muito pelo contrário, tem boa qualidade e definição. Nada que se compare a um X2-00 (meu querido X2-00...), mas o áudio é bem claro e atinge uma boa intensidade. Um ponto fraco desta parte, fica por conta do toque de chamadas ser bem baixo. Principalmente se o aparelho estiver virado com a saída de som para baixo. Uma vez que o aparelho é totalmente plano, abafando o som.

Disposições finais

O Asha 501 foi o primeiro modelo da nova linha Asha com Asha OS. O que nos faz pensar que os pontos negativos que ele tem, não passam de um aprendizado, que conforme o tempo vai passando a Nokia vai melhorando. Vide os demais modelos da linha como o 503 que parece ser bem melhor.

Quero deixar registrado aqui também, a minha única real decepção neste aparelho que por incrível que pareça faz parte do que ele mais deveria ser perfeito: As chamadas!
O aparelho conta com um sensor de proximidade que, ao encostar o aparelho próximo ao rosto, desliga a tela para que não haja esbarros nas teclas sensíveis. O que acontece é o seguinte: Esse sensor nem sempre é preciso, e liga a tela mesmo estando com o aparelho na orelha, até aí tudo normal, pois acontece com meu Lumia 920 também, tem que encostar bem perto do sensor mesmo para funcionar bem.
Mas o que me desespera, é que, se durante uma chamada você optar por colocar no viva-voz (que deixa a tela sempre acesa até o fim da chamada), ou até mesmo na orelha, depois de um tempo o aparelho desliga a tela e bloqueia a mesma!!!!!!!!!!!!!!! Isso simplesmente não pode acontecer quando se está em uma chamada! Desligar a tela enquanto está com o aparelho na orelha é normal, mas ao tirar o mesmo da orelha a tela deve ligar, e ele não faz isso!!!!!
E o pior, é que se você tiver ativado a opção de bloqueio por senha, terá que digitar a senha e tudo! E se neste tempo a pessoa que está do outro lado, já não tiver desligado, seu saldo vai embora enquanto você tenta acender a tela do aparelho para desligar a chamada. E pra piorar mais um pouco, o sensor de proximidade entra em conflito com o bloqueio de tela automático, que desliga a tela quando você finalmente consegue acender a mesma, e começa tudo de novo...
Lembrando que isso pode ser um problema que ocorreu só comigo, ou seja, se for, não é relevante para todos os aparelhos.

Bom, espero que tenham gostado desta análise, e se deixei de especificar algum ponto importante, algum erro na análise ou tenham dúvidas, podem comentar. =)

 Ah! E este modelo assim como os demais da linha, infelizmente ainda não possuem multitarefa... =(

Por: MX2
Fotos: MX2 e Fone Arena.

Atualização em 07.04.2014

Saiu mais uma atualização para os dispositivos da nova linha Asha com sistema Asha OS! Trata-se da versão 14.0.4, que adiciona algumas funções bem legais no aparelho e alguns apps novos, além de melhorar a usabilidade. Abaixo deixo um vídeo do passo a passo de como atualizar seu aparelho. Não são mais que 5min, é bem fácil. =)

Segue o changlog divulgado no site Nokiatividade:

Tire fotos ainda melhores com os modos auto-retrato e panorama guiados por voz. Seu Nokia Asha é capaz de realizar o upload automático (ou manual) de suas fotos para sua pasta no OneDrive, que ofecere 7GB gratuitos de armazenamento para acessar a hora que quiser, de qualquer lugar. (se possível utilize uma rede Wi-Fi para evitar custos com a rede de dados)

> Aproveite o NokiaMixRadio (não disponível em todos os países) e tenha acesso a milhões de músicas. (serviço não disponível para o Asha 230)

> O Fastlane se tornou ainda melhor: agora traz as curtidas de seus amigos no Facebook e os retweets, além de mostrar também os aniversários.

> O controle parental permite controlar acessos através do navegador e da loja. Inserindo um PIN você bloqueia o acesso indevido de seus filhos a recursos que você não deseja que eles tenham acesso.

> Modo Power-Save para fazer sua bateria durar ainda mais.

> Outras melhorias em estabilidade e performance também foram realizadas.

Por fim o vídeo:


3 comentários:

  1. Belo review. Também ganhei um 501 personalizado lá do fórum e foi uma surpresa porque eu também não esperava, rsrsrs. O atualizei pra nova versão de SW hoje mais cedo. Gostei demais das novidades na câmera. :)

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um 501 e quando vou em verificar atualização não aparece a nova atualização diz que já está atualizado oque faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu aparelho é de alguma operadora? Se foi comprado em loja de alguma operadora, precisa esperar a mesma lançar a atualização. E isso pode demorar... =(

      Excluir

Baixou ? Por favor, Comente...

- Ao postar um comentário como "Anônimo", identifique-se! Comentários sem identificação, podem não ser publicados (em alguns casos).

- Não utilize termos inapropriados.

- Não faça propaganda.