A Nokia acaba de anunciar o Asha 501. Trata-se de um aparelho bastante básico, de US$ 99, cujo foco devem ser locais com baixa renda per capita.
O smartphone será vendido em mais de 90 países, incluindo o Brasil. Uma parceria com o Facebook também deve proporcionar acesso gratuito à rede social — o que deve se manter restrito à Índia e a países da África, a princípio.
Com design obviamente inspirado na linha Lumia, o Asha 501 conecta-se à internet por redes 2G e tem tela de 3 polegadas capacitiva (sensível ao toque). A resolução é de 240x320 pixels e há ainda uma bateria que deve durar 48 dias em modo de espera ou 17 horas em conversação. Por fim, há uma câmera de 3,2 megapixels e cartão de memória MicroSD de 4 GB (expansível até 32 GB).
Juntamente com o novo aparelho, a Nokia também inaugura uma nova linha de smartphones baseados no sistema operacional Asha. Entre as novidades da interface, encontram-se o Fastlane — tela que reúne atalhos para diversos aplicativos e funções — e o Swipe — que permite executar funções por meio de gestos.
Ao que tudo indica, o novo SO foi a solução adotada pela gigante finlandesa para lidar com a relativa dificuldade de produzir aparelhos barato movidos a Windows Phone — um verdadeiro contrassenso para quem ainda se lembra do abandono do velho Symbian. Trata-se, entretanto, do que tem sido considerado uma “solução paliativa” — válida até o momento em que o WP finalmente possa integrar aparelhos de baixo custo.
A nova linha deve chegar às prateleiras com o 501 durante o mês de junho, embora, no Brasil, a estreia deva ocorrer apenas em julho ou agosto. Ainda não há previsão de preços por aqui.
Especificações do aparelho:
Tela LCD capacitiva (sensível ao toque) de 3 polegadas, sem multitoque.
Resolução de 240x320.
Câmera com 3,2 megapixels com zoom de 3x e grava vídeos com resolução 320x240 a 15fps.
Cartão de memória MicroSD de 4 GB (expansível até 32 GB).
Suporte para dois cartões SIM (micro sim).
Memória RAM de 64mb e HEAP de 4mb (ainda...).
Bateria com autonomia de 48 dias (em modo de espera) ou 17 horas (em conversação).
Sensor de proximidade.
Acelerômetro.
Wifi e 2g (3g ficou de fora).
Bluetooth 3.0 e USB 2.0.
A bateria é a BL-4U 3.7V de 1200 mAh.
O processador não foi revelado pela Nokia, mas é certeza que não será de 1ghz, mas inferior. Porém, isso é apenas minha opinião.
Não é dos melhores Asha (o 303 e 311 ainda são mais robustos), mas por se tratar do primeiro Asha com o sistema, pode-se esperar novos aparelhos que talvez possuam especificações um pouco melhores.
Com relação ao fim dos s40, espera-se mesmo que isso aconteça, mas não agora. O s40 está em uma grande quantidade de aparelhos espalhados pelo mundo, o que pode tornar seu fim um pouco mais demorado. A produção continuará normalmente até que mais aparelhos com o OS Asha sejam lançados. Até lá, o s40 ainda será o foco da Nokia para aparelhos de baixo custo.
Fonte
Editado por MX2.
Demoro mas voltou!
ResponderExcluireu com medo se compra meu nokia asha 303 e a nokia abondonalo e parti para o nokia asha os
ResponderExcluirA memória Heap é de 8 mb e não 4. eu descobri isto quando eu testei pelo jbenchmark no nokia asha 311 e no 501. o 311 (s40) apresentou 4 mb de HEAP e no 501 (Asha 1.1) apresentou 8 mb de HEAP!!! atualizem!!
ResponderExcluirOlá Paulo, obrigado por sua informação. Mas infelizmente não posso passar informações que não sejam oficiais. Essas informações divulgadas estão no site Nokia Developers. Mas novamente agradeço pela sua contribuição. =)
Excluir