sábado, 1 de outubro de 2011
Nokia pode substituir S40 por sistema baseado no Linux
Em busca de novas estratégias para recuperar sua posição no mercado, a Nokia parece estar abandonando velhos conceitos e hábitos. As mudanças vão desde a criação de um novo toque clássico para seus celulares como à aposentadoria de marcas de serviço como a Ovi. E as últimas notícias (ou rumores) dão conta de que a companhia finlandesa vai abandonar também o sistema S40.
Feito para equipar os chamados feature phones, celulares com alguns recursos a mais que os celulares tradicionais, o S40 pode estar fadado ao esquecimento. Para substituí-lo a Nokia pode estar trabalhando num novo sistema baseado, adivinhem, no Linux. Ele já tem até um codinome : "Meltemi". As informações são do Wall Street Journal.
Ainda não se sabe quando os primeiros celulares de baixo custo trarão o sistema. Também não há informações sobre o atual andamento do projeto de desenvolvimento desse novo sistema operacional. O jornal americano revelou que ele é direcionado a aparelhos com preço inferior a 100 dólares e que o projeto estaria sendo liderado Mary McDowell, vice-presidente executiva responsável por celulares.
Ainda de acordo com o Jornal, a fabricante finlandesa estaria estudando uma forma de integrar o QT, o mesmo framework utilizado pelo Symbian, nesses celulares de baixo custo. O uso do Linux, no qual também é baseado o Android, por exemplo, seria uma boa saída para resolver a questão.
A Nokia, porém, ainda não comentou esses rumores. Por enquanto a expectativa do mercado é quanto ao lançamento do primeiro smartphone da Nokia depois da parceria com a Microsoft, o que está previsto para acontecer ainda este ano.
Fonte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
LOGO LINUX?
ResponderExcluirAFF aí que vai cair mesmo!
Eu prefiro que eles criem um sistema melhor com mais funções para q nao fique como o linux: só acessa internet.
Bom, a substituição total do s40 por um sistema baseado em linux seria meio lamentável para nós que usamos e abusamos do sistema. Mas veja o lado bom, Linux é um sistema seguro e bem estável, veja exemplo do android... Linux, é para poucos.
ResponderExcluirLeon
ResponderExcluirDificil de acreditar,pois a linux e concorrente da Micro,a Nk andaria na contramão.Se acontecer,ira rodar java,provavelmente n.Na minha opinião o que ira substituir o symbian de vez e claro se for realmente laçado e um sintema operacional que a google esta prometendo para cels com teclas o Chrono Os,se for lançado e se cair no gosto como o android,os cel com tks irao evoluir,n sei se com ou sem o java que ja ta na versão 2.1 faz anos.
Bom, seria um pouco contradizente mesmo como você disse. Mas a Nokia ainda pensa em conceitos... Diferente de nós, ela pode pensar muito além de uma parceria com a Microsoft. Ela pode estar se preparando ainda para caso essa parceria não vigore, apelar e ceder para concorrência mesmo. Antes isso, do que falir de vez... (Lembrando que isso é apenas uma visão administrativa e empresarial, não que vá ocorrer realmente...)
ResponderExcluirAinda não aconteceu, mas se acontecer, será bem vindo. A Nokia não evoluiu, por isso ficou para trás. A utilização do Windows Phone está aí, mas é um SO que não caiu tanto no gosto popular, apesar de ser um bom SO. E quanto aos comentários: Linux não é uma empresa, portanto não é concorrente da Microsoft. Outra coisa, Windows Phone e um possível novo SO baseado em Linux não seriam concorrentes porque estariam em faixas de preços diferentes, e de repente seria até saudável para pressionar o custo da licença do SO da MS a diminuir. O nome do prometido SO do Google é ChromeOS, e ele tem foco em dispositivos maiores, como netbooks e tablets, mas não saiu do papel até hoje. Quanto a parceria com a MS, até a Samsung está fazendo isso agora, mesmo tendo um belo celular já consolidado no mercado com Android (do Google, essa sim concorrente da MS), e seria ótimo, pois as possibilidades de portar aplicações que existem para Linux para um celular são enormes.
ResponderExcluirBy Robert Maia